CONTEXTO Não há medicamento não parenteral para a terminação rápida de taquicardia paroxística supraventricular.
ObjeTIvOs O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia e a segurança do spray nasal etripamil, um bloqueador dos canais de cálcio de curta duração, para a terminação rápida de taquicardia supraventricular (TSV).
MéTOdOs Esta pesquisa de fase 2 foi realizada durante um estudo eletrofisiológico em pacientes com TSV previamente documentada, que foram induzidos em TSV antes de serem submetidos a ablação por cateter. Pacientes em TSV sustentada por 5 minutos receberam placebo ou 1 de 4 doses do composto ativo. O desfecho primário foi a taxa de reversão de TSV dentro de 15 minutos da administração do medicamento do estudo. Os desfechos secundários incluíram tempo para reversão e eventos adversos.
ResuLTAdOs Cento e quatro pacientes foram medicados. As taxas de reversão de TSV para ritmo sinusal foram de 65 a 95% nos grupos de spray nasal etripamil e de 35% no grupo placebo; as diferenças foram estatisticamente significativas (teste do qui-quadrado de Pearson) nos grupos com as 3 maiores doses do composto ativo em comparação ao placebo. Em pacientes que reverteram, o tempo médio para reversão com etripamil foi <3 minutos. Os eventos adversos foram, em sua maioria, relacionados à via de administração intranasal ou irritação local. As reduções na pressão arterial ocorreram predominantemente na maior dose de etripamil.
CONCLusões O spray nasal etripamil terminou rapidamente a TSV induzida com uma alta taxa de reversão. Os resultados de segurança e eficácia deste estudo oferecem uma orientação para a seleção da dose de etripamil em estudos futuros envolvendo autoadministração deste novo bloqueador intranasal dos canais de cálcio, em um cenário real para a terminação de TSV. [Efficacy and Safety of Intranasal MSP-2017 (Etripamil) for the Conversion of PSVT to Sinus Rhythm (NODE-1); NCT02296190] (J Am Coll Cardiol 2018;72:489–97) © 2018 Milestone Pharmaceuticals inc. Publicado por Elsevier em nome da American College of Cardiology Foundation. Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/).