Compartilhar
Informação da revista
Vol. 01. Núm. 12.
Páginas 47-57 (Julho 2020)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 01. Núm. 12.
Páginas 47-57 (Julho 2020)
Acesso de texto completo
Insuficiência atrial como uma entidade clínica. Tópico de Revisão Semanal do JACC
Visitas
...
Felipe Bisbala,b,c, Adrian Baranchukd, Eugene Braunwalde, Antoni Bayés de Lunac,f, Antoni Bayés-Genísa,b,c
a Heart Institute (iCor), University Hospital Germans Trias i Pujol, Badalona, Barcelona, Espanha.
b CIBERCV, Instituto de Salud Carlos III, Madrid, Espanha.
c Department of Medicine, Universitat Autònoma Barcelona, Barcelona, Espanha.
d Department of Medicine, Division of Cardiology, Heart Rhythm Service, Queen´s University, Kingston General Hospital, Kingston, Ontario, Canadá.
e Cardiovascular Division, Department of Medicine, Brigham and Women´s Hospital and Harvard Medical School, Boston, Massachusetts, EUA.
f Institut Català Ciències Cardiovasculars, Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Barcelona, Espanha.
Informação do artigo
Resumen
ResumoA disfunção atrial tem sido amplamente considerada um marcador ou uma consequência de outras condições cardíacas em vez da causa em si. Aqui, propomos o termo insuficiência atrial como uma entidade clinicamente relevante e definida como qualquer disfunção atrial que cause comprometimento do desempenho cardíaco, sintomas e piora da qualidade ou expectativa de vida. São discutidos aspectos da etiologia, mecanismos e consequências da insuficiência atrial. Avanços recentes na eletrofisiologia e na imagem cardíaca melhoraram nossa compreensão sobre a anatomia e função atriais de altacomplexidade, revelando a importância primordial dos átrios no desempenho ideal do coração. É hora de reavaliar o conceito de falência atrial como uma causa primária ou um fator agravante dos sintomas em muitos de nossos pacientes. O conceitode insuficiência atrial pode fomentar pesquisas básicas e translacionais para obter uma compreensão melhor sobre comoidentificar e gerenciar a disfunção atrial. Este é um artigo aberto sob a licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/).
O texto completo está disponível em PDF
JACC. Ediçao em potugués

Receba a nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos?

Política de cookies
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.