Compartilhar
Informação da revista
Vol. 01. Núm. 12.
Páginas 75-86 (Julho 2020)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 01. Núm. 12.
Páginas 75-86 (Julho 2020)
Acesso de texto completo
Envelhecimento biológico versus cronológico. Seminário Focado do JACC
Visitas
...
Magda R. Hamczyka,b,c, Rosa M. Nevadoa,b, Ana Barettinoa,b, Valentín Fustera,d, Vicente Andrésa,b
a Centro Nacional de Investigaciones Cardiovasculares (CNIC), Espanha.
b Centro de Investigación Biomédica en Red de Enfermedades Cardiovasculares (CIBERCV), Espanha.
c Departamento de Bioquímica y Biología Molecular, Instituto Universitario de Oncología (IUOPA), Universidad de Oviedo, Oviedo, Espanha.
d The Zena and Michael A. Wiener Cardiovascular Institute/Marie-Josée and Henry R. Kravis Center for Cardiovascular Health, Mount Sinai School of Medicine, Nova Iorque, Nova Iorque.
Informação do artigo
Resumen
ResumoO envelhecimento é o principal fator de risco para doença vascular e eventos cardiovasculares e cerebrovasculares subsequentes, os quais são as principais causas de morte no mundo todo. Em uma população que envelhece progressivamente, é essencial o desenvolvimento de biomarcadores precoces que identifiquem de forma eficiente indivíduos com alto risco de desenvolver dano vascular acelerado, com o objetivo final de melhorar a prevenção primária e reduzir o impacto socioeconômico e na atenção à saúde da doença cardiovascular relacionada à idade. Estudos em modelos experimentais e seres humanos identificaram nove processos extremamente interconectados que conduzem o envelhecimento nos mamíferos. No entanto, estratégias para estender o ciclo de vida e de saúde requerem compreensão das diferenças interindividuais no declínio funcional dependente da idade, conhecido como envelhecimento biológico. Esta revisão resume o conhecimento atual sobre os biomarcadores de idade biológica, os fatores que influenciam o envelhecimento biológico e as intervenções antienvelhecimento, com foco nos aspectos vasculares do processo de envelhecimento e suas manifestações relacionadas a doenças cardiovasculares. (J Am Coll Cardiol 2020;75:919-30) © 2020 Os autores. Publicado por Elsevier em nome da American College of Cardiology Foundation. Este artigo é de acesso abertosob a licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/).
O texto completo está disponível em PDF
JACC. Ediçao em potugués

Receba a nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos?

Política de cookies
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.