Contexto. A quimioterapia com antraciclina (ANT) está associada a cardiotoxicidade. A prevenção com betabloqueadores ainda é controversa.
Objetivos. Este estudo prospectivo, randomizado, duplo-cego e controlado com placebo buscou avaliar o papel do carvedilol na prevenção da cardiotoxicidade por ANT.
Métodos. Foram randomizadas 200 pacientes com câncer de mama de status HER2 negativo e fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) normal submetidas a tratamento com ANT (240 mg/m2) para receber carvedilol ou placebo até a conclusão da quimioterapia. O desfecho primário foi a capacidade de prevenir uma redução de ≥10% na FEVE ao final de 6 meses. Os desfechos secundários foram os efeitos do carvedilol na troponina I, no peptídeo natriurético tipo B e na disfunção diastólica.
Resultados. O desfecho primário ocorreu em 14 pacientes (14,5%) do grupo carvedilol e 13 (13,5%) pacientes do grupo placebo (p = 1,0). Não foram observadas diferenças nas alterações dos níveis de FEVE ou peptídeo natriurético tipo B entre os grupos. Houve uma diferença significativa entre os grupos nos níveis de troponina I ao longo do tempo, com níveis mais baixos no grupo carvedilol (p = 0,003). Além disso, observou-se uma menor incidência de disfunção diastólica no grupo carvedilol (p = 0,039). Durante o seguimento, foi verificada uma tendência não significativa de aumento menos acentuado do diâmetro diastólico final do VE no grupo carvedilol (44,1 ± 3,64 mm para 45,2 ± 3,2 mm vs. 44,9 ± 3,6 mm para 46,4 ± 4,0 mm; p = 0,057).
Conclusões. No maior ensaio clínico sobre o uso de betabloqueadores para prevenção de cardiotoxicidade sob dosagem contemporânea de ANT, observou-se uma incidência de 13,5% a 14,5% de cardiotoxicidade. Nesse contexto, o carvedilol não teve impacto na incidência de redução precoce da FEVE. No entanto, o uso do carvedilol resultou em uma redução significativa dos níveis de troponina e da disfunção diastólica. (Carvedilol Effect in Preventing Chemotherapy-Induced Cardiotoxicity [CECCY]; NCT01724450). © 2018 por American College of Cardiology Foundation. Publicado por Elsevier.