Compartilhar
Informação da revista
Vol. 1. Núm. 4.
Páginas 1-82 (Novembro 2018)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 1. Núm. 4.
Páginas 1-82 (Novembro 2018)
Acesso de texto completo
Spray nasal etripamil para reversão rápida de taquicardia supraventricular para ritmo sinusal
Visitas
350
Bruce S. Stamblera, Paul Dorianb, Philip T. Sagerc, Douglas Wightd, Philippe Douvilled, Diane Potvine, Pirouz Shamszadf, Ronald J. Habermang, Richard S. Kukh, Dhanunjaya R. Lakkireddyi, Jose M. Teixeiraj, Kenneth C. Bilchickk, Roger S. Damlel, Robert C. Bernsteinm, Wilson W. Lamn, Gearoid O??Neillo, Peter A. Noseworthyp, Kalpathi L. Venkatachalamq, Benoit Coutur, Blandine Mondéserts, Francis Platd
a Piedmont Heart Institute, Atlanta, Georgia;
b University of Toronto & St. Michael??s Hospital, Toronto, Ontario, Canadá;
c Stanford University, Palo Alto, Califórnia, EUA;
d Milestone Pharmaceuticals, Montreal St.-Laurent, Quebec, Canadá;
e Excelsus Statistics, Montreal, Quebec, Canadá;
f Medpace, Cincinnati, Ohio, EUA;
g Top Line Pharma Contracting, Scottsdale, Arizona, EUA;
h Centra Stroobants Cardiovascular Center, Lynchburg, Virginia, EUA;
i University of Kansas Medical Center, Kansas City, Kansas, EUA;
j Black Hills Cardiovascular Research, Rapid City, South Dakota, EUA;
k University of Virginia Health System, Charlottesville, Virginia, EUA;
l South Denver Cardiology Associates, Littleton, Colorado, EUA;
m Sentara Norfolk General Hospital, Norfolk, Virginia, EUA;
n Baylor St. Luke??s Medical Center, Houston, Texas, EUA;
o General Hospital, Sacramento, California, EUA;
p Mayo Clinic, Rochester, Minnesota, EUA;
q Mayo Clinic at Jacksonville, Jacksonville, Florida, EUA;
r Hotel-Dieu Recherche Cardiologie, Montreal, Quebec, Canadá;
s Montreal Heart Institute, Montreal, Quebec, Canadá.
Este item recebeu
350
Visitas
Informação do artigo

CONTEXTO Não há medicamento não parenteral para a terminação rápida de taquicardia paroxística supraventricular.

ObjeTIvOs O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia e a segurança do spray nasal etripamil, um bloqueador dos canais de cálcio de curta duração, para a terminação rápida de taquicardia supraventricular (TSV).

MéTOdOs Esta pesquisa de fase 2 foi realizada durante um estudo eletrofisiológico em pacientes com TSV previamente documentada, que foram induzidos em TSV antes de serem submetidos a ablação por cateter. Pacientes em TSV sustentada por 5 minutos receberam placebo ou 1 de 4 doses do composto ativo. O desfecho primário foi a taxa de reversão de TSV dentro de 15 minutos da administração do medicamento do estudo. Os desfechos secundários incluíram tempo para reversão e eventos adversos.

ResuLTAdOs Cento e quatro pacientes foram medicados. As taxas de reversão de TSV para ritmo sinusal foram de 65 a 95% nos grupos de spray nasal etripamil e de 35% no grupo placebo; as diferenças foram estatisticamente significativas (teste do qui-quadrado de Pearson) nos grupos com as 3 maiores doses do composto ativo em comparação ao placebo. Em pacientes que reverteram, o tempo médio para reversão com etripamil foi <3 minutos. Os eventos adversos foram, em sua maioria, relacionados à via de administração intranasal ou irritação local. As reduções na pressão arterial ocorreram predominantemente na maior dose de etripamil.

CONCLusões O spray nasal etripamil terminou rapidamente a TSV induzida com uma alta taxa de reversão. Os resultados de segurança e eficácia deste estudo oferecem uma orientação para a seleção da dose de etripamil em estudos futuros envolvendo autoadministração deste novo bloqueador intranasal dos canais de cálcio, em um cenário real para a terminação de TSV. [Efficacy and Safety of Intranasal MSP-2017 (Etripamil) for the Conversion of PSVT to Sinus Rhythm (NODE-1); NCT02296190] (J Am Coll Cardiol 2018;72:489–97) © 2018 Milestone Pharmaceuticals inc. Publicado por Elsevier em nome da American College of Cardiology Foundation. Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/).

Palavras-chave:
taquicardia por reentrada no nó atrioventricular, taquicardia reciprocante atrioventricular, bloqueador dos canais de cálcio, taxa de reversão, tratamento episódico, taquicardia paroxística supraventricular
O texto completo está disponível em PDF
JACC. Ediçao em potugués

Receba a nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos?

Política de cookies
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.