Compartilhar
Informação da revista
Vol. 1. Núm. 1.Março 2018
Páginas 5-70
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 1. Núm. 1.Março 2018
Páginas 5-70
Acesso de texto completo
Prevalência, Patogênese e Prognóstico da Obesidade e Fibrilação Atrial. Efeitos da Perda de Peso e do Exercício
Visitas
216
Carl J. Laviea, Ambarish Pandeyb, Dennis H. Lauc, Martin A. Alpertd, Prashanthan Sandersc
a Departamento de Doenças Cardiovasculares, John Ochsner Heart and Vascular Institute, Ochsner Clinical School-The University of Queensland School of Medicine, New Orleans, Louisiana.
b Divisão de Cardiologia, University of Texas South-western Medical Center, Dallas, Texas.
c Centro para os Distúrbios de Ritmo Cardíaco, South Australian Health and Medical Research Institution, University of Adelaide and Royal Adelaide Hospital, Adelaide, Austrália.
d Divisão da Medicina Cardiovascular, University of Missouri School of Medicine, Columbia, Missouri.
Este item recebeu
216
Visitas
Informação do artigo

Tanto a obesidade quanto a fibrilação atrial (FA) vem aumentando em proporções epidêmicas, e ambas colaboram para o aumento da prevalência de eventos relacionados com doenças cardiovasculares. A obesidade apresenta efeitos adversos na hemodinâmica cardiovascular e estrutura e função cardíaca, aumentando a prevalência de FA, em parte devido ao remodelamento (remodeling) eletroanatômico nos pacientes obesos. No entanto, vários estudos, incluindo na FA, demonstraram um paradoxo da obesidade, onde os pacientes com excesso de peso e pacientes obesos com essa doença, apresentavam melhores prognósticos do que os pacientes mais magros com o mesmo grau de gravidade de doença cardiovascular/FA. Neste artigo, os autores discutem problemas importantes com relação à FA na obesidade, bem como a evidência de que, apesar da presença do paradoxo da obesidade, existem benefícios provenientes da perda de peso, da atividade física/treinamento e aumento da aptidão cardiorrespiratória no prognóstico dos pacientes obesos com FA.

Palavras-chave:
arritmia cardíaca, doença cardiovascular, gordura, aptidão, ritmo cardíaco
O texto completo está disponível em PDF
JACC. Ediçao em potugués

Receba a nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas
Política de cookies
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos?