Compartilhar
Informação da revista
Vol. 01. Núm. 08.
Páginas 14-29 (Agosto 2019)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 01. Núm. 08.
Páginas 14-29 (Agosto 2019)
Acesso de texto completo
Modelagem de riscos cardiovasculares de e-cigarros com células endoteliais derivadas de células-tronco pluripotentes induzidas por humanos
Visitas
0
Won Hee Leea,b, Sang-Ging Onga,c,d, Yang Zhoua, Lei Tiana, Hye Ryeong Baea, Natalie Bakera, Adam Whitlatche, Leila Mohammadif, Hongchao Guoa,g, Kari C. Nadeauh, Matthew L. Springere,f, Suzaynn F. Schicki, Aruni Bhatnagarj, Joseph C. Wua,g
a Stanford Cardiovascular Institute, Stanford University School of Medicine, Stanford, California, EUA.
b Department of Basic Medical Sciences, University of Arizona College of Medicine, Phoenix, Arizona, EUA.
c Department of Pharmacology, University of Illinois College of Medicine, Chicago, Illinois, EUA.
d Division of Cardiology, Department of Medicine, University of Illinois College of Medicine, Chicago, EUA, Illinois.
e Department of Medicine, Division of Cardiology, University of California, San Francisco, California, EUA.
f Department of Medicine, Cardiovascular Research Institute, University of California, San Francisco, California, EUA.
g Department of Medicine, Division of Cardiology, Stanford University School of Medicine, Stanford, California, EUA.
h Sean N. Parker Center for Allergy and Asthma Research, Stanford University School of Medicine, Stanford, California, EUA.
i School of Medicine, Division of Occupational and Environmental Medicine, University of California, San Francisco, California, EUA.
j Division of Cardiovascular Medicine, University of Louisville School of Medicine, Louisville, Kentucky, EUA.
Este item recebeu
0
Visitas
Informação do artigo
Resumen
ContextoHouve um grande aumento no uso de cigarros eletrônicos (e-cigarros). Diferentemente dos efeitos de cigarros convencionais, há poucos estudos sobre os efeitos dos e-cigarros e seus componentes na mediação da saúde vascular. Porém, devido à sua crescente popularidade, é imperativo avaliar os riscos dos e-cigarros para a saúde, incluindo os efeitos dos seus ingredientes, especialmente a nicotina e os aromatizantes. Objetivos O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de líquidos aromatizantes (e-líquidos) e soros isolados de e-cigarros sobre seus usuários quanto à saúde endotelial e à ativação de macrófagos dependentes de células endoteliais. Métodos Foram usadas células endoteliais derivadas de células-tronco pluripotentes induzidas por humanos (iPSC-ECs) e uma abordagem de triagem de alto rendimento para avaliar a integridade endotelial após a exposição a seis e-líquidos diferentes com concentrações variadas de nicotina e ao soro de usuários de e-cigarros. ResultadosA citotoxicidade dos e-líquidos variou consideravelmente, com o produto com sabor de canela sendo o mais potente e o que leva a uma viabilidade celular significativamente diminuída, ao aumento dos níveis de espécies reativas de oxigênio (ERO), à atividade da caspase 3/7, à captação de lipoproteínas de baixa densidade, à ativação da via relacionada ao estresse oxidativo e ao comprometimento da formação e migração de tubo, confirmando a disfunção endotelial. Com a exposição das ECs ao e-líquido, o meio condicionado induziu a polarização dos macrófagos a um estado pró-inflamatório, gerando a produção de interleucina-1β e -6 e levando ao aumento de ERO. Após a exposição de iPSC-ECs por humanos ao soro de usuários de e- igarros, foi observado um aumento de ERO ligadas à disfunção endotelial, conforme indicado por propriedades pró-angiogênicas comprometidas. Também foi observado um aumento na expressão de citocinas inflamatórias no soro de usuários de e-cigarros. ConclusõesA exposição aguda ao uso de e-líquidos ou e-cigarros com sabor exacerba a disfunção endotelial, o que, muitas vezes, precede as doenças cardiovasculares. (J Am Coll Cardiol 2019;73;2722-37) © 2019 pela American College of Cardiology Foundation.
O texto completo está disponível em PDF
JACC. Ediçao em potugués

Receba a nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos?

Política de cookies
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.