Compartilhar
Informação da revista
Vol. 1. Núm. 1.Março 2018
Páginas 5-70
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 1. Núm. 1.Março 2018
Páginas 5-70
Acesso de texto completo
Manejo da Doença de Chagas Cardíaca Crônica. Da Etiologia ao Tratamento da Cardiomiopatia
Visitas
216
Edimar Alcides Bocchia, Reinaldo Bulgarelli Bestettib, Mauricio Ibrahim Scanavaccaa, Edecio Cunha Netoa, Victor Sarli Issaa
a Heart Institute (Incor) de São Paulo, University Medical School São Paulo, São Paulo, Brazil.
b Department of Medicine, University of Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil.
Este item recebeu
216
Visitas
Informação do artigo

A infecção por Trypanosoma cruzi (T. cruzi) é endêmica na América Latina e está sobrecarregando o sistema saúde mundial. Ela pode levar a fenótipos heterogêneos. O diagnóstico precoce da infecção por T. cruzi é crucial. Vários biomarcadores foram relatados na doença de Chagas cardíaca (DCC), mas a maior parte são inespecíficos para a infecção por T. cruzi. O prognóstico dos pacientes com DCC é pior comparado com outras etiologias, sendo a morte súbita cardíaca uma forma de morte importante. A maior parte dos pacientes com DCC apresenta miocardite difusa com fibrose e hipertrofia. O processo de remodelação parece estar associado com mecanismos etiopatogênicos e ativação neurohormonal. O tratamento farmacológico e a terapia antiarrítmica para a DCC são essencialmente baseados em resultados obtidos para outras etiologias. O transplante cardíaco é uma opção terapêutica estabelecida e valiosa na DCC refratária. Os cardiodesfibriladores implantáveis estão indicados na prevenção secundária da morte súbita cardíaca. Os tratamentos etiológicos específicos devem ser revistos e reservados para pacientes selecionados. A compreensão e o manejo da DCC necessitam de melhoria, incluindo o desenvolvimento de ensaios clinicos randomizados.

Palavras-chave:
insuficiência cardíaca, transplante cardíaco, prognóstico, morte súbita, Trypanosoma cruzi
O texto completo está disponível em PDF
JACC. Ediçao em potugués

Receba a nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas
Política de cookies
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos?