Compartilhar
Informação da revista
Vol. 1. Núm. 1.Março 2018
Páginas 5-70
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 1. Núm. 1.Março 2018
Páginas 5-70
Manejo da Doença de Chagas Cardíaca Crônica. Da Etiologia ao Tratamento da Cardiomiopatia
Visitas
91
Edimar Alcides Bocchia, Reinaldo Bulgarelli Bestettib, Mauricio Ibrahim Scanavaccaa, Edecio Cunha Netoa, Victor Sarli Issaa
a Heart Institute (Incor) de São Paulo, University Medical School São Paulo, São Paulo, Brazil.
b Department of Medicine, University of Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil.
Este item recebeu
91
Visitas
Informação do artigo

A infecção por Trypanosoma cruzi (T. cruzi) é endêmica na América Latina e está sobrecarregando o sistema saúde mundial. Ela pode levar a fenótipos heterogêneos. O diagnóstico precoce da infecção por T. cruzi é crucial. Vários biomarcadores foram relatados na doença de Chagas cardíaca (DCC), mas a maior parte são inespecíficos para a infecção por T. cruzi. O prognóstico dos pacientes com DCC é pior comparado com outras etiologias, sendo a morte súbita cardíaca uma forma de morte importante. A maior parte dos pacientes com DCC apresenta miocardite difusa com fibrose e hipertrofia. O processo de remodelação parece estar associado com mecanismos etiopatogênicos e ativação neurohormonal. O tratamento farmacológico e a terapia antiarrítmica para a DCC são essencialmente baseados em resultados obtidos para outras etiologias. O transplante cardíaco é uma opção terapêutica estabelecida e valiosa na DCC refratária. Os cardiodesfibriladores implantáveis estão indicados na prevenção secundária da morte súbita cardíaca. Os tratamentos etiológicos específicos devem ser revistos e reservados para pacientes selecionados. A compreensão e o manejo da DCC necessitam de melhoria, incluindo o desenvolvimento de ensaios clinicos randomizados.

Palavras-chave:
insuficiência cardíaca, transplante cardíaco, prognóstico, morte súbita, Trypanosoma cruzi
O texto completo está disponível em PDF
JACC. Ediçao en potugués

Receba nossa Newsletter

Opções de artigo
Ferramentas
Política de cookies
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para melhorar nossos serviços e mostrar publicidade relacionada às suas preferências, analisando seus hábitos de navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o seu uso. Você pode alterar a configuração ou obter mais informações aqui.

Você é um profissional de saúde habilitado a prescrever ou dispensar medicamentos?